O Grupo Elecnor entra no índice IBEX ESG graças a suas contribuições sociais e ambientais
Desta forma, a Elecnor reforça seu compromisso com a sustentabilidade, tanto no desenvolvimento de suas atividades e estratégia empresarial como nas relações com seus grupos de interesse
O Grupo Elecnor será uma das empresas componentes do índice IBEX ESG graças a suas contribuições em termos sociais, ambientais e de governança. A empresa espanhola, fundada em 1958 e presente em mais de 50 países, reforça, assim, seu compromisso com a sustentabilidade, um compromisso ratificado em seu Plano Estratégico de Sustentabilidade 2023-2025. O Grupo Elecnor busca particularmente desenvolver infraestruturas sustentáveis, melhorar a qualidade de vida das pessoas, construir uma governança sólida e continuar sendo uma empresa rentável e de futuro. Um esforço que foi recompensado com a inclusão neste índice composto por 49 empresas que devem cumprir os Princípios do Pacto Global da ONU.
“A sustentabilidade no Grupo Elecnor se articula em torno de seu propósito: gerar mudança e bem-estar nos territórios onde atua. Este compromisso com a sustentabilidade é inerente ao desenvolvimento de todas suas atividades e à sua estratégia empresarial, assim como às relações com seus grupos de interesse”, afirmou Rafael Martín de Bustamante, CEO da empresa. Martín de Bustamante acrescentou que “nosso compromisso foi reconhecido com a obtenção da certificação de nosso Sistema de Gestão de Responsabilidade Social de acordo com a norma IQNet SR10, que garante que a Elecnor possui um sistema de gestão de sustentabilidade eficaz”.
Exigências rigorosas
O IBEX ESG atualizará seu índice no dia 23 de setembro e será então quando a Elecnor passará a ser um de seus competentes, juntamente com outras empresas como Aena, IAG, Lar España, Neinor Homes, Puig e Tubacex. Este índice foi lançado pela primeira vez em outubro de 2023 com o objetivo de fornecer informações independentes ao mercado sobre o grau de desempenho das empresas em questões relativas à sustentabilidade. Para isso, utilizam o provedor independente Inrate, que fornece informações precisas sobre cada empresa em relação a estes aspectos.
O IBEX ESG exige uma classificação ESG de C+ ou superior (existem 12 níveis que vão de A+ a D-). Para a avaliação, o órgão independente também leva em conta diferentes critérios de exclusão de atividades empresariais que são críticas para a sustentabilidade, algo que também está no centro da linha de trabalho e melhoria contínua do Grupo Elecnor como uma empresa comprometida com o presente e o futuro.